quinta-feira, 20 de setembro de 2018


A grande massa e o homem-massa-médio.

A massa é o conjunto, a aglomeração, espécie de coletividade sem específica qualidade. Não se trata de classes sociais, pois todos nós pertencemos, a priori, a massa e dela só emergem os que alcançam maioridade intelectual, cujos pensamentos derivam-se de ponderações reflexivas próprias.

Ao contrário do que a massa pensa, o verdadeiro homem seleto ou da minoria, não é aquele tipo petulante que se acredita superior aos demais, mas sim aquele que exige de si mesmo cada vez mais, como disse um filósofo, não se trata de classes sociais, mas de classes de pessoas.

Das massas, em geral, sai o homem-massa-médio, aquele tipo que tem muitas opiniões, mas não conhecimento. A massa se monstra aberta e receptiva a esse homem medíocre cheio de opiniões, e que, por conseguinte, ele acaba se tornando uma espécie de intelectualóide das massas, e assim todos ficam como boias à deriva.

Os intelectualóides das massas acreditam serem formadores de opinião, e de fato o são para a massa, pois de certa forma detém algumas habilidades persuasivas, leem ou estudam um pouquinho mais, ouvem noticiários e outras opiniões com mais frequência do que as massas.

Eis que surge o homem-massa-médio, o intelectual das massas, alguns até publicam livros, dão palestras, transformam-se em gurus, cuja sapiência transcende para além das verdadeiras produções intelectuais, que demandam anos de estudos, pesquisas, mas o homem-massa-médio, que, ao deparar-se com algum assunto que nunca se ocupou e se vier a lê-lo (no caso ele não lê, mas apenas olha), nunca será com intuito de aprender algo dele, mas, muito pelo contrário, ridicularizará e julgará, por que não estará de acordo com as vulgaridades da sua cabecinha.
As massas sufocam tudo que é diferente, individual, qualificado e seleto, pois quem não for igual a todos e não pensar como todo o mundo, estará fadado à marginalização social, pois o caráter das massas triunfa hoje em todas as áreas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário